Sobre o WESB

O Workshop de Engenharia de Software Baseada em Busca (WESB) é o fórum nacional voltado para a área de Engenharia de Software Baseada em Busca. A nona edição do workshop pretende atrair a participação de pesquisadores de diversos segmentos da Engenharia de Software, visando estimular a inclusão de algoritmos de busca como uma forma de resolução de problemas de Engenharia de Software. O workshop incluirá sessões técnicas, uma sessão de pôster e um painel.

O WESB é um workshop sobre fundamentos teóricos e experiências práticas da Engenharia de Software Baseada em Busca (SBSE - Search Based Software Engineering) em projetos acadêmicos e industriais. Relatos de avanços no estado da arte e no estado da prática são esperados, promovendo a troca de experiências, opiniões e debates entre os participantes.

Datas Importantes!

15/06/2018 - Submissão do artigo

30/06/2018 - Submissão do artigo

13/07/2018 - Notificação de aceitação

17/07/2018 - Notificação de aceitação

23/07/2018 - Submissão da versão final

19/09/2018 - Realização do workshop

Chamada de Trabalhos

Tópicos de Interesse

Novas estratégias de busca ou adaptações para a Engenharia de Software

Aplicações de algoritmos de busca em Engenharia de Software

Avaliação da efetividade de técnicas de busca em Engenharia de Software

Experimentação com técnicas de busca em Engenharia de Software

Aplicação industrial de técnicas de busca em Engenharia de Software

Ferramentas que empregam técnicas de busca em problemas de Engenharia de Software

Técnicas de Busca

Algoritmos Genéticos

Arrefecimento Simulado

Busca Tabu

Colônia de Formigas

Enxame de Partículas

Problemas de ES

Requisitos de software

Projeto e implementação

Arquitetura de software

Refatoração e transformação

Testes de software

Manutenção de software

Qualidade de software

Gerenciamento de projetos de software

Gerenciamento de mudanças

Recomendações para sistemas dinâmicos

Processos de desenvolvimento

Engenharia de software com componentes

Engenharia de software orientada a serviços

Engenharia de software dirigida a modelos

Linhas de produto de software

Critérios de Aceitação

Todos os artigos serão avaliados por pelo menos três membros do Comitê de Programa. O aceite será baseado na originalidade e contribuição para o avanço da teoria ou prática para a área. Os critérios de julgamento são sua adequação ao escopo do workshop, aplicação ou relevância prática, qualidade técnica, clareza de apresentação e originalidade. A seleção considerará submissões que apresentam os tipos de trabalhos abaixo.

Técnicas de solução inovadoras

É encorajada a submissão de artigos que adotam técnicas de busca em aspectos da Engenharia de Software ainda não aplicados em trabalhos anteriores. O artigo deve apresentar uma avaliação ou uma prova de conceito mostrando que a técnica proposta funciona e é escalável para problemas reais. O artigo também deve ser claro quanto as suas contribuições no que diz respeito a trabalhos relacionados.

Avaliações de abordagens

A avaliação deve se basear em métodos científicos na forma de estudos empíricos, experimentos, estudos de caso, simulações e análises formais. A avaliação apresentada no artigo deve ser baseada em um método de pesquisa sólido e apropriado. Os resultados devem ser relevantes, constituindo um aumento do conhecimento atual. Relatos de experiência destacando lições aprendidas também são bem-vindos.

Novas visões

A visão delineada deve esquematizar novas maneiras de olhar para assuntos importantes, apresentando novas ideias criativas e repensando as noções atuais. Um artigo de visão deve revelar e provocar o pensamento, provendo novas percepções do estado da arte ou prática. As ideias apresentadas devem ser originais e parecerem sólidas. Artigos que apenas apresentam uma breve ideia ou propõem pesquisa em um tópico serão rejeitados.

Ferramentas

Ferramentas devem empregar técnicas de otimização para a solução de problemas de Engenharia de Software. As técnicas empregadas, bem como o problema resolvido, devem estar descritos no artigo. É necessário demonstrar a viabilidade da ferramenta, incluindo suas vantagens/desvantagens e limitações de uso, por meio de resultados de sua aplicação. Se possível, disponibilizar uma versão da ferramenta para a avaliação.

Formato das submissões

Serão aceitos artigos completos, que podem ser escritos em português ou inglês e serão apresentados oralmente. Todas as submissões devem seguir o estilo de formatação dos eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Os artigos devem reportar trabalhos originais que não foram submetidos simultaneamente em outros veículos e não foram publicados ou apresentados em outros fóruns.

Os artigos completos devem ter no máximo 10 páginas, incluindo figuras e referências. Os artigos curtos obedecerão a um limite máximo de 6 páginas. Todas as submissões devem estar no formato Adobe Portable Document Format (PDF) e devem ser submetidos através do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3137) até a data limite. Para que o artigo seja incluído nos anais eletrônicos do workshop, será necessário que pelo menos um dos autores de cada artigo aceito se inscreva para apresentá-lo no evento.

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Programação

Palestra Convidada: Engenharia de Software Baseada em Busca: Passado, Presente e Futuro.

O campo de pesquisa conhecido como Engenharia de Software Baseado em busca (do inglês Search-Based Software Engineering - SBSE) tem como objetivo aplicar algoritmos de busca para resolver diferentes problemas da área de Engenharia de Software (ES). Os algoritmos utilizados são da área de otimização tais como Algoritmos Genéticos e outros evolutivos e bio-inspirados. Estes algoritmos buscam, em um grande espaço, a melhor solução para resolver um problema, geralmente guiados por uma função de avaliação ou objetivo que determina a qualidade da solução. Os primeiros trabalhos de SBSE datam de 1976, e o interesse na área começou a crescer a partir da década de 90. A pesquisa inicial tinha como alvo o teste e planejamento de software. O termo SBSE foi utilizado pela primeira vez por Harman e Jones em 2001 e, desde então, abordagens bem sucedidas para diferentes problemas da ES foram propostas. Os tipos de problemas a serem resolvidos são problemas de difícil solução para os quais uma solução simples e exata não existe. Por exemplo, encontrar a melhor sequência de refatorações para um progrma, alocar recursos de software, encontrar a melhor arquitetura de um sistema considerando fatores conflitantes tais como coesão e acoplamento, e assim por diante. Ainda hoje observa-se um grande interesse na área. Surgem trabalhos abordando novos problemas e investigando o uso de novos algoritmos. No entanto, algumas limitações podem ser identificadas, assim como alguns desafios. Nesta palestra é apresentada uma visão geral de trabalhos passados e do atual estado da arte da área de SBSE, focalizando as principais contribuições do grupo de pesquisa em Engenharia de Software (GrES) da Universidade Federal do Paraná e discutindo novas direções de pesquisa e possibilidades para a SBSE.

Silvia R. Vergilio concluíu o Mestrado (1991) e Doutorado (1997) na Universidade de Campinas - UNICAMP, Campinas, Brasil. Atualmente é professora titular e pesquisadora no Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná. Silvia é lider do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software (GRES) na UFPR. Ela está envolvida em vários projetos e seus interesses de pesquisa são na área de Engenharia de Software, tais como: teste de software, arquitetura de software, métrica e medição, e engenharia de software baseada em busca.

Sessão Técnica #1

Comparing Low Level Heuristics Selection Methods in a Higher-Order Mutation Testing Approach

Jackson Prado Lima (UFPR), Silvia Vergilio (UFPR)

N2PC: Um Algoritmo Evolucionário Multiobjetivo baseado em Cones Poliédricos construídos através de Preferências

Pamella Sousa (UECE), Raphael Saraiva (UECE), Allysson Allex Araújo (UECE), Gustavo Campos (UECE), Jerffeson Souza (UECE)

Uma proposta de geração automática de algoritmos de refatoração

Thainá Mariani (UFPR), Silvia Vergilio (UFPR), Marouane Kessentini (University of Michigan)

Sessão Técnica #2

Abordagens de priorização de características para projeto de arquitetura de LPS baseado em busca

Diego Silva (UEM), Matheus Cecílio (UEM), Thelma Colanzi (UEM)

Análise de estilo de programação com Rede Neural Recorrente para aprovação automática de pull request

Lucas Roque (UFG), Altino Dantas (UFG), Celso Camilo-Junior (UFG)

Uso da Meta-heurística Biased Random Key Genetic Algorithm no Next Release Problem com Configuração Automática de Parâmetros

Andre Andrade (UNIRIO), Márcio Barros (UNIRIO), Adriana Cesário de Faria Alvim (UNIRIO)

Reunião Grupos de Trabalhos

Discussões sobre temas comuns da área para promover colaborações futuras

Participantes do workshop

Organização

Coordenadores do Comitê de Programa

Maria Cláudia Figueiredo Pereira Emer

DAINF - UTFPR - Campus Curitiba

Curitiba, PR

mcemer@utfpr.edu.br

Wesley Klewerton Guez Assunção

COTSI - UTFPR - Campus Toledo

Toledo, PR

wesleyk@utfpr.edu.br

Comissão Organizadora

Silvia Regina Vergilio

Universidade Federal do Paraná

Márcio Barros

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Jerffeson Teixeira de Souza

Universidade Estadual do Ceará

Thelma Elita Colanzi

Universidade Estadual de Maringá

Comitê de Programa

André Britto de carvalho (UFS)

Celso G. Camilo-Junior (UFG)

Geraldo R. Mateus (UFMG)

Gledson Elias (UFPB)

Gustavo A. L. de Campos (UEC)

Jerffeson T. de Souza (UECE)

Maria Cláudia F. P. Emer (UTFPR)

Márcio Barros (UNIRIO)

Silvia Regina Vergilio (UFPR)

Thelma E. Colanzi (UEM)

Wesley K. G. Assunção (UTFPR)

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